virada russa.

Ontem fui ver a Virada Russa no CCBB, no Centro do Rio.
Fora o taxista que quase me matou com suas manobras radicais entre a Almirante Barroso e a Primeiro de Março, aproveitei bastante a tarde.

Primeiro assisti a mostra de cinema do festival" Assim Vivemos".
São curtas maravilhosos, que jogam uma luz na vida das pessoas com deficiência.

Maravilhoso!!!!
"O Voo da Cegonha" de Laly Cataguases narra o cotidiano de um menino surdo. Seus medos e anseios da chegada de um irmãozinho. O filme é tocante, porque não tem vozes narradas, nem narrativas.Apenas o silêncio que é a voz dos surdos.

O segundo, foi o israelense "Ron" de Amnon Hass, um adolescente com dificuldades de fala que luta para se relacionar com os outros e com a garota porque quem é apaixonado.

O melhor de todos, na minha opinião foi o francês "Simon" de Roinsard Régis que é ao mesmo tempo engraçado e delicado.
Conta a história do tetraplégico Simon que assim como sua mãe, está cansado do seu cotidiano.
Ambos, à sua maneira querem ser ver livres das amarras das suas vidas.
A mãe, das dificuldades de ter um filho com deficiência, das renúncias que fez, das limitações diárias, do cansaço, enfim, da complexidade da situação, e por dependência mesmo com todas as suas limitações.
É um lindo filme.

Depois fui ver a Virada Russa.Obras da coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo.
Fiquei louca. Literalmente louca, com o que vi.

São obras dos maiores artistas da vanguarda russa, entre eles: Kandiski,Tatlin, a obra fantástica de Malevich que eu na minha santa ig não conhecia e agora sou fã de carteirinha.Os figurinos da ópera Vitória Sobre o Sol que estão no cofre especial, são algo assim de inesquecíveis, os olhos que ao mesmo tempo, fantástico.

E obviamente, não poderia faltar Chagall.

Eu não entendo nada de arte, mas me deu um negócio estranho...

Quando eu entrei na sala e dei de cara com a tela "O Passeio"(Promenade) fiquei tão emocionada, mas tão emocionada, que quase não segurei as lágrimas.

A obra tem luz própria, um encanto e beleza difíceis de descrever.
A concepção do artista de alçar voo é tão leve, é tão livre e sem recortes que encanta exatamente por esta liberdade de se expressar.

Acho que a emoção também aflorou porque gosto muito de Chagall e ver sua obra de perto mexeu comigo. Uma obra de uma poesia tão grande que quase me desmanchei.

Como açúcar na chuva.

Se estiver no Rio,não perca, é tudo muito vivo e rico.
Imperdível.

Classificação livre
Horário: até o dia 23/08-De terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Comentários

  1. Bom dia, Fafi

    Adoraria ter estado ai... Que tarde incrível!

    Há um selinho para a "Mariazinha Zinha Zinha" lá no "Em Prosa e Verso" esperando para ser retirado. Por favor, dê uma passadinha por lá.
    beijos

    Dulce

    ResponderExcluir
  2. Fafi,que beleza de passeio!Adorei sua postagem!Bjs,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Postagens mais visitadas