mario vargas lhosa

  

 Arte: Cândido Portinari



" ...o objeto que representa a civilização e o progresso não é o livro, o telefone, a Internet ou a bomba atômica, e sim a privada. Onde os seres humanos esvaziam a bexiga e os intestinos é determinante para saber se ainda estão mergulhados na barbárie do subdesenvolvimento, ou se já começaram a progredir.
As conseqüências desse fato simples e transcendental na vida das pessoas são vertiginosas. 
No mínimo um terço da população do planeta - uns 2,6 bilhões de pessoas - não sabe o que é um sanitário, uma latrina, uma fossa séptica, e faz suas necessidades como os animais, no mato, à beira de córregos e mananciais, ou em sacolas e latas que são jogados no meio da rua. 
E mais ou menos 1 bilhão utiliza águas contaminadas por fezes humanas e animais para beber, cozinhar, lavar a roupa e fazer a higiene pessoal. Isso faz com que pelo menos 2 milhões de crianças morram, a cada ano, vítimas de diarréia. E que doenças infecciosas como cólera, tifo e parasitoses, causadas pelo que o relatório chama eufemisticamente de "falta de acesso ao saneamento", provoquem enormes devastações na África, na Ásia e na América Latina, constituindo a segunda causa de mortalidade infantil no mundo."
(Mario Vargas Lhosa em  O Cheiro da Pobreza.)

Comentários

  1. Puxa vida, quer q eu seja o seu consultor ? kkkkkk
    adorei este post sobre a privada ! kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Postagens mais visitadas