arte para erradicar o racismo

 Aluno com a mão na massa
 
 Professora Elane Barreto

Professora Fatima Reis

Alunas  colando os bordados

Professora Marta Bento e a envergonhada Josiane

Alunos da E. M. Ary Schiavo, em Japeri, participaram do Dia do Bordado. A atividade, que faz parte da segunda etapa do projeto “Japeri Mostra a sua Cara Negra”, foi desenvolvida com alunos do 6º ao 9º ano, na manhã desta terça-feira (26/10).

Com base no conteúdo de alguns livros do autor Júlio Emílio Braz, os alunos puderam desenvolver trabalhos com diferentes recursos artísticos. “O bordado está presente na cultura do povo brasileiro. Este foi mais um dos recursos utilizados para apresentar os temas das aulas de forma mais atraente para os alunos”, explicou a secretária de Educação, Miriam de Paz.

O projeto “Japeri Mostra a sua Cara Negra”, que integra a proposta pedagógica da escola, dá continuidade em 2010 ao conhecimento da história e cultura africana e afro-brasileira, em cumprimento a lei 10.639/2003. O projeto prova que é possível desconstruir preconceitos e eliminar racismo para que seja possível uma sociedade geradora de oportunidades para todos.

A professora Fátima Reis, que faz parte da equipe da Coordenadoria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, da Secretaria de Governo e Trabalho, acompanhou as atividades na escola.  “É importante dentro da proposta da lei 11.645 desenvolver atividades que resgatam experiências da nossa cultura. É uma colcha de retalhos que representa as nossas memórias e experiências vividas. Temos que destacar também que o racismo tem que ser combatido de forma enérgica, começando pelas escolas” acrescentou Fátima.

O projeto que tomou conta da escola e do corpo docente do turno da manhã foi elaborado e organizado pelas professoras Elane Barreto de Lingua Portuguesa e Marta Bento de História que estarão no dia 25 de novembro  às 10h 30 , relatando suas experiências sobre este projeto no auditório da E. M. Ary Schiavo.  
Parabéns a toda  a equipe e direção da escola!

Próximas atividades
No dia 23 de novembro o autor Júlio Emílio Braz estará na E.M. Ary Schiavo, a partir das 9h, para conhecer as atividades desenvolvidas pelo projeto. Esta será uma das atividades da programação da V Semana da Consciência Negra de Japeri, que acontecerá nos dias 22 e 25/11/2010.    


--
Flavia Rodrigues Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Japeri

Comentários

  1. Ai que ótimo Fafi!!! nossa equipe maravilhosa em ação e nossos alunos criativos aproveitando deste lugar ímpar que tem sido a Escola Ary Schiavo! Adoro ser parte deste trabalho! Estou trabalhando o Maculelê e a Salsa com os alunos, este ano vai dar muitos ritmos e gingados bons! bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dê.

    Honra é a minha de ter vocês como amigas pessoais e competentes
    companheiras de profissão.

    Beijos e parabéns mais uma vez pelo trabalho de vocês no Ary Schiavo!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Postagens mais visitadas