clarice lispector



E se não fosse tudo isso, ainda a vida...

Vi uma foto da Clarice Lispector deitada num parque em Londres...

Óculos escuros, lenço no cabelo, um cigarro na mão...

Ela passa uma impressão de viver a vida de maneira tão simples e descomplicada.

Nadinha parecida com a vida angustiante de sua personagem G.H.

Mas sei que não.
Sei que GH e sua violenta angústia é experimento do real, é desequilíbrio, e ao mesmo tempo epifania, redenção, expurgo, catarse.

O precipício para o autor é logo ali, ao lado. Convivemos com nossas angústias,sede de piedade,iluminação e paranóias, as vezes de maneira bem sucedida, outras tantas, a beira do suicídio ou da palavra escrita.

Sei bem que aquela serenidade de causar inveja, esconde pormenores nada convencionais, sei que esconde narrativas a serem descobertas, a dona de casa inquieta está ali na sombra da diva que não se esgota em si mesma.

Adoro Clarice e sua multiplicidade escandalosamente à flor da pele.

Clarice, esse fragmento dolorosamente necessário.

Para Refletir:

"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer." (Clarice Lispector)


Nota de Esclarecimento: Esta foto que cito no post, saiu no Globo de sábado 09/08 e faz parte de uma mostra de fotos da Clarice que em breve vai estar no CCBB no Rio.
Como estou sem tempo para escanear,fica o gostinho com essa linda foto da Clarice no Rio mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas