Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

como lidar com a depressão no dia-a-dia


Estou em processo de recuperação da depressão. Ainda tomo anti depressivos.

Um dia sim.Três dias não.

Desmame cruel esse. Cabeça confusa confundindo o mundo, e querendo fugir desse mundo que se chama fundo : o fundo de nós mesmos.

Andei navegando por alguns sites e descobri essas dicas.

Não sei se vala apena, mas sempre vale, por isso vamos a elas.

Como lidar com a depressão no dia-a-dia


As sugestões abaixo podem funcionar, ou não. O importante é que se descubra um método de lidar com a depressão que funcione para você.

Advertência: As dicas abaixo NÃO substituem um tratamento apropriado conduzido por um profissional. Elas devem ser testadas e utilizadas fora do período de crise severa.

* Escreva. Pode ser num caderno, no computador, até um e-mail (que pode ser enviado ou não, o importante é escrever). Escrever nos força a pensar, a colocar os pensamentos em ordem (ainda que mínima), e isso pode ser de grande ajuda.
* Faça uma fita com suas músicas preferidas, aquelas que fazem você querer sair dançando.
* Leia. Pode ser ficção (aquela que você está querendo ler há séculos, que está na lista das mais vendidas), uma biografia de alguém que você admira, um livro de auto-ajuda. Ler obriga a nos concentrar.
* Não fique sozinha. Encontre pessoas. Ou pelo menos ligue para elas. Se você sente que não tem para quem ligar, experimente o CVV (Centro de Valorização da Vida).
* Abrace alguém ou peça um abraço.
* Para quem que tem diminuição no apetite,lembre-se de comer. Repare se algum tipo de comida (açúcar, por exemplo) muda seu ânimo.
* Se você tem banheira em casa, tome um longo banho. Se for possível, adicione algumas gotas de óleo perfumado ou sais de banho.
* Fique brincando no computador.
* Alugue comédias na locadora.
* Saia para uma longa caminhada.
* Dance. Em casa, sozinha, ou fora.
* Brinque com uma criança.
* Leia os quadrinhos no jornal.
* Faça alguma surpresa bacana para uma pessoa que você gosta.
* Se dê um presente.
* Observe o céu, uma flor, uma planta, um inseto.
* Faça algum exercício físico. A atividade física ajuda a aumentar os níveis de serotonina (a substância que produz sensação de bem-estar) no cérebro.
* Fique exposta à luz, de preferência do sol. Se o dia estiver nublado ou você estiver num lugar que não recebe luz do sol (no escritório, por exemplo), vale luz artificial. Não precisa ser muito tempo, quinze minutos está bom.
* Cante.
* Arrume ou limpe algum canto da casa. Quando a vida parece estar descontrolada, é ótimo para ajudar a ter senso de controle sobre sua própria casa ou quarto.
* Levante da cama. Um sentimento comum na depressão é a culpa, e ficar na cama o dia inteiro só aumenta esse sentimento. Por mais impossível que pareça, levante-se!
* Faça trabalho voluntário.
* Divida grandes tarefas em tarefas menores e mais simples. Defina prioridades. Faça o que puder, quando puder.
* Durante a depressão, não tome nenhuma decisão que possa mudar sua vida, como largar o emprego, se casar ou se separar. Se houver pressão por uma decisão, diga que você resolverá o assunto assim que a depressão for embora.
* Não aceite pensamentos negativos, comuns na depressão, como verdadeiros. Lembre-se de que a sensação de que nada pode melhorar a depressão faz parte da doença. Um tratamento apropriado vai mudar isso.
* Sinta-se livre para procurar uma segunda opinião médica a respeito da sua doença.
* Desmarcar consultas por estar "muito mal para ir ao médico" definitivamente não é uma boa idéia!
* Quando começar a se sentir melhor, não tente fazer de uma vez só o que não fez em um longo tempo. Uma coisa de cada vez.
* Se você é adolescente, tente conversar com seus pais. Diga-lhes como se sente.
* Construa uma web page !
* O meu conselho preferido de como lidar com a depressão no dia-a-dia é: arrume um animal de estimação.Eu tenho preferência por gatos, que são limpos, espertos, divertidos, carinhosos e não dão muito trabalho. O compromisso de cuidar de um animalzinho e a alegria de ter um por perto ajuda a manter a cabeça no lugar.