I Seminario Afro Latino

Hoje foi meu segundo dia de participação no I Seminario Internacional Intercâmbios Afro Latinos realizado pela Fundação Palmares, aqui no Rio de Janeiro.
Foi muito interessante a abordagem feita pelos professores colombianos convidados pela Fundação, Fanny Quiñones e Wilmer Villa.
O paralelo entre os dois países são muitos e a realidade do negro lá na Colombia, não é muito diferente do negro no Brasil.
A proposta de uma politica pedagogica intercultural me agradou sobremaneira, como projeto a ser pensado, não somente nas questões étnicas,mas na questão da formação do professorado.
O professor senegalês Mbare Ngon da Universidade de Morgan foi maravilhoso em sua fala direta, positiva, afirmativa da busca da identidade do negro,e conclamou a todos para lutarmos contra a invisibilidade do povo negro
Á tarde foi abrilhantada pela presença do cineasta Joel Zito dando uma contribuição de inestimável valor referente a uma proposta de arte cinematográfica auto centrado na questão africana e afrobrasileira.
Maria José Lopes,professora da UERJ falou sobre educação tendo como foco o afrocentrismo no currículo escolar. Gostei muito.Mas ainda preciso me interar mais sobre o assunto para dar minha opinião, mas a principio, achei uma proposta bem interessante e viavél nas escolas.
Minha cabeça está fervilhando com as informações de hoje,mas falo disso mais adiante.

E por falar nisso: Onde está a Guarda Nacional, hein?
Acabou o Pan, voltamos à violência nossa de todos os dias.

Que os deuses nos ajudem.

Comentários

Postagens mais visitadas