Acabei de ler no Windows live que Obama assina decreto pra fechar Guantanamo dentro de um ano, além de determinar a revisão dos tribunais militares suspeitos de terrorismo e o exame dos métodos extremos de interrogatório de prisioneiros.
Atentem-se:
"O novo presidente americano também criou uma força-tarefa que terá 30 dias para determinar centros de detenção para onde os prisioneiros que se encontram em Guantánamo poderão ser transferidos e estabelecer um código de conduta para o tratamento de detidos.
Obama também exigiu que todos os representantes dos Estados Unidos respeitem as regras de interrogatório estabelecidas no manual do Exército americano.
O manual explicitamente proíbe o uso de ameaças, coerção física e a técnica de simular o afogamento de pessoas, considerada uma forma de tortura por ativistas de direitos humanos.
Acredita-se que 245 homens estejam detidos na prisão da base de Guantánamo, a maior parte dos quais presos há anos sem terem sido formalmente acusados de quaisquer crimes.
"A mensagem que estamos enviando ao mundo é de que os Estados Unidos pretendem dar continuidade à atual luta contra a violência e o terrorismo, e que nós o faremos de forma vigilante e efetiva, e o faremos de uma forma que é condizente com nossos valores e ideais", disse Obama, ao assinar as medidas no Salão Oval da Casa Branca."
Fonte: Bruno Garcez by Windows live Hoje
Eu não disse? eu não falei? Esse homem é tudo de bom....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui