aniversario da mariazinha

 

Há 43 anos atrás, às 6 da manhã, eu nascia.

Minha mãe conta que a parteira  quase me deixou cair no chão.

 D. Nelly fala: -Sempre foi assim. Nasceu com presa.

Dividi o peito da minha tia com a minha prima, e aos três meses larguei para sempre o peito da minha mãe.
Sinto que ela se magoa com isso, pois meus irmãos mamaram muito no  peito, e eu simplesmente desapegada, lhe virei o bico.
Mas a mágoa não é profunda.


Porque depois, invariavelmente,  ela retruca: -Sempre foi independente.

Na casa que nasci, no dia do meu parto, era meu pai que  levava  água quente pra parteira e seus  tamancos iam batendo no chão cheio de tacos...
Bem na hora em que eu vinha coroando,  meu tio entrou no quarto e minha mãe levou um susto e eu me recolhi ao ventre novamente...
A parteira expulsou meu tio dali, e ele saiu xingando deus e o mundo .

Nesta mesma noite meu  pai tomou um porre de vinho e meu tio novamente, falou que eu era o bebê mais feio que ele tinha visto na vida....

Cresci ouvindo esta história.

Hoje no almoço,  minha mãe  contou de novo, e junto aos  meus filhos, novamente, eu a ouvi.

É nestas horas que minha vida dá uma mostra que tudo está intimamentee ligado. As coisas que acredito, a oralidade que amo, as questões que trabalho, a educação que acredito, os valores que ensino aos meus filhos, o que vivemos juntos, misturado à vida que vivi com meus pais...
Tudo se transforma nesse grande balaio chamado memória.
Nessa grande emoção que é viver.

É tão bonito.

Aí resolvi sair de casa bem cedo para comprar uma carne, já que minha mãe ia vir fazer o almoço para mim. Ela perguntou o que eu queria de presente, eu respondi: -Comida de mãe.

Já ia desapercebida da vida,  quando encontrei  minha vizinha  que me falou de dois gatinhos abandonados na rua.
Meu coração doeu.  Adotei os dois na hora. A Simone ia levar o macho, mas eu não tive coragem de separá-los, ai então fui acordar a Julia e lhe mostrar os meus presentes.

Nunca vou esquecer a felicidade do seu rostinho ao ver os gatinhos.

Os meninos foram  à Pet shop   e compraram areia pra gato, Whiskas bebê e potinhos.
Amanhã  os gatinhos  tem consulta marcada. E banho.
   
E pensar que hoje quando acordei,  e fiz minhas preces, a única coisa que pedi de presente foi  um dia fresquinho....

Comentários

  1. Um grande abraço para a Mariazinha que tem tanta história doce para contar, que ainda tem a alegria de saborear comida de mãe, que vive cercada pelo amor dos filhos e que recebe como presente especial da vida dois lindos gatinhos que hão de encantar-lhe os dias... Um lindo aniversário, menina! PARABÉNS!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida Dulce pelas suas palavras tão doces...Tive um lindo dia sim, e espero que ele seja um presságio desses outros dias que virão neste longo ano que se inicia...

    Um beijo bem grande pra você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Postagens mais visitadas