Eu sou escritora.
E é uma delicia poder contar, recontar através de palavras sobre os sentimentos, emoções e saberes. Quem não é um autor famoso, que vende milhões de dólares em best sellers, tem que criar sua própria realidade para que as pessoas possam ler o que escrevemos.
Muito antigamente, os autores que tinham suas obras rejeitadas pelas editoras ficavam dentro de pastas, dentro das gavetas das suas cômodas ou escrivaninhas. Hoje,os originais viraram arquivos, que ´por sua vez, ficam em pastas dentro do PC.
Mas o uni entende de democracia e criou para os nossos excluídos uma realidade maravilhosa: o Amazon
Ou seja, aquele "arquivo" ou obra, ou original que não foi aceito, sabe-se lá porque na editora, vira a sua obra na estante digital da livraria.
Foi isso que aconteceu como meu Ubuntu, Provérbios de Sabedoria Africana.
Esse livro eu escrevi como uma homenagem aos meus 10 anos de envolvimento com Educação Étnica, onde pude conhecer saberes milenares dos países africanos, conhecer a história brasileira a partir de um novo olhar nunca mostrado nos livros da escola, organizar discussões e palestras com os maiores nomes da afrodescendencia do Rio de Janeiro e do Brasil.
Não teve como estar 10 anos envolvida com Africa e não reconhecer seus valores fundamentas na nossa vida, na nossa identidade, na nossa mistica e na nossa cultura.
Os provérbios para os africanos é um modo de ensinamento, baseado na oralidade, e eu penso que isso é a força deste povo maravilhoso.
Deixo aqui um pequeno trecho da Introdução
"As histórias africanas são conhecidas como as mais belas e sábias de todo o planeta e trazem até nós, de maneira quase poética, ensinamentos ancestrais que nos servem até os dias atuais.
A África é o continente-mãe no que diz respeito às tradições, ao espírito comunitário e aos valores humanos agregadores como solidariedade, altruísmo e liberdade.
Ubuntu é uma palavra africana, e não existe uma tradução exata para seu significado em nenhuma língua do mundo."
Se vc quiser conhecer a obra completa, é aqui,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui