ubuntu, proverbios de sabedoria africana

Eu sou escritora.
E é uma delicia poder contar, recontar através de palavras sobre os sentimentos, emoções e saberes. Quem não é um autor famoso, que vende milhões  de dólares em best sellers,  tem que criar sua própria realidade para  que as pessoas possam ler o que escrevemos.
Muito antigamente, os autores que tinham  suas obras rejeitadas pelas editoras ficavam  dentro de pastas, dentro das gavetas das suas cômodas ou escrivaninhas. Hoje,os originais  viraram arquivos, que ´por sua vez, ficam em pastas dentro do PC.
Mas o uni entende de democracia e criou para os nossos excluídos uma realidade maravilhosa: o Amazon
Ou seja, aquele "arquivo" ou obra, ou original que não  foi aceito, sabe-se lá porque na editora, vira a sua obra na estante digital da livraria.
 Foi isso que aconteceu como meu Ubuntu, Provérbios de Sabedoria Africana.

Esse livro  eu escrevi como uma homenagem aos meus 10 anos de envolvimento com Educação Étnica, onde pude conhecer saberes milenares dos países africanos, conhecer a  história brasileira a partir de um novo olhar nunca  mostrado nos livros da escola,  organizar discussões  e  palestras com os maiores nomes da afrodescendencia do  Rio de Janeiro e do Brasil.
Não teve como  estar 10 anos envolvida com Africa e não reconhecer seus valores fundamentas na nossa vida, na nossa identidade, na nossa  mistica e na nossa cultura.
Os provérbios para os africanos é um modo de ensinamento, baseado na oralidade, e eu penso que isso é a força  deste povo maravilhoso. 
 Deixo aqui um pequeno  trecho da Introdução
"As histórias africanas são conhecidas como as mais belas e sábias de todo o planeta e trazem até nós, de maneira quase poética, ensinamentos ancestrais que nos servem até os dias atuais.
A África é o continente-mãe no que diz respeito às tradições, ao espírito comunitário e aos valores humanos agregadores como solidariedade, altruísmo e liberdade.
Ubuntu é uma palavra africana, e não existe uma tradução exata para seu significado em nenhuma língua do mundo." 

 Se vc quiser  conhecer a obra completa, é aqui,  

Comentários

Postagens mais visitadas