Fórum Mundial de Educação Baixada


O Fórum Mundial de Educação está acontecendo aqui na minha cidade, e como não poderia deixar de ser, estou participando como posso.

Ontem passei a tarde e parte da noite nas atividades localizadas no Espaço Cultural Silvio Monteiro.

Teve um debate muito bom no Seminário Educação, Diversidade Cultural e Etnia, com convidados ótimos entre eles o Secretário Nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

Eu sempre amo essas discussões porque fazem parte do meu espaço de vida, da minha militância e das coisas que acredito.Fico feliz de ver que a luta do povo negro tá aí na rua, fazendo-se.

Tudo foi muito bonito e como sempre intenso, como tudo que é ligado à matriz africana.



Eu sou uma apaixonada pela cultura africana e afrobrasileira.
São a excelêcia da Sabedoria.
(Iansã em Movimento)

Mas também sou apaixonada por tantas outras culturas, porque como já disse antes, sou a favor do bem e de tudo que exala amor, e não posso ser uma pessoa completa se não me espanto e não me delicio com as culturas diferentes, com as linguagens dissonantes, com o novo...

Depois dos relatos, teve um coquetel de comidas religiosas africanas.
Acaçá,bolo de fubá, cuscuz, akará(Epârrei!)Me acabei.

Doação pura.Integração.Compartilhamento.Amor.Amizade.Beleza. Pura Beleza.

Teve apresentação do Afoxé Maxambomba. Uma apresentação linda, de fazer chorar.


Já no finalzinho da tarde, inicio da noite, o prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias assinou um edital de cultura chamado Escola Viva, onde os artistas poderão apresentar projetos pra trabalho nas comunidades dentro do Programa Bairro Escola.

Gostei da visão dele de cultura viva, integrada, respeitosa, popular. É isso aí. Arte é vida.

Presentes intelectuais e artistas iguaçuanos e não iguaçuanos e o Secretário de Igualdade e Diversidade do Minc, o talentoso ator Sergio Mamberti.

Tudo Odara. Amanhã tem mais.

Posto algumas fotos que bati até a máquina falar assim: Cartão cheio.

E eu respondi _dhãn?
Guardei a máquina na bolsa e fui me acabar no afoxé.
...
Só para constar nos autos: Ontem fiz o Bi dormir lendo poesias da Adélia Padro.
Ele dormiu igual um anjinho.
Meu anjinho.
...
Hoje finalmente é festa da Juju.
Os deuses ficaram de vir. Tomara que cheguem cedo.

Comentários

Postagens mais visitadas