terça-feira, 1 de dezembro de 2015

casa nova

A vida é maravilhosa e seu movimento e e mudanças também.

Esse blog é extremamente importante na minha vida e me acompanhou durante  8  maravilhosos anos. Foi lindo demais e sempre será estar aqui. Mas agora estou com outros projetos e  a gente pode continuar se encontrando em outros espaços.

 No instagram é @fatimareis1

No facebook ,  curta a página  GAMDE_ Grupo de Apoio Mutuo a Depresão ou  minha pagina pessoal Fatima Reis

No Periscope  o nick é Fafireisreis

E finalmente,  o meu site novo http://www.emocionalpositivo.com.br/   que é uma extensão  do  Diário, mas com muito mais de mim, pra vocês.

Gratidão.


 EU ESPERO VOCÊS  

terça-feira, 27 de outubro de 2015

confronte seu medo

Hoje resolvi falar sobre o medo. Este medo que nos paralisa e nos condena muitas vezes à solidão, a um emprego que não gostamos, a um relacionamento que nos faz mal, a um convívio social que odiamos. Mas ficamos ali. Alimentando a baixa auto estima, nos consolando com a grama do vizinho, que com certeza, achamos que é mais bonita que a nossa.
Eu descobri que se eu colocar o meu medo no lugar dele, ele diminui até o ponto de sumir.
E como é isso?  Primeiramente tomando consciência que ele existe. Eu digo: Ok, estou com medo. Sou uma cagona de m. E agora?qual é o passo seguinte:
Interrogatório.
1) O que acionou o meu medo?
2)Que pensamento acionou este medo?
3) Isto faz sentido para mim? estes sentimentos tem sentido? este medo faz sentido?

Se não faz sentido, e em 99% não faz, simplesmente ESQUEÇA, relaxa e vai fazer outra coisa da vida.
O medo não suporta ser confrontado, porque ele  sabe que a consciência o destrói.

Creia para ver.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

não fuja de seus desafios

A vida está disponível para você...
Não se perca  nas historinhas que você inventa pra você e para os outros a  fim de retirar as suas responsabilidades de cima das suas costas.
Assuma as suas responsabilidades e seus compromissos.
Porque senão, ninguém fará isso por você.
Tome consciência da  sua força, do seu amor próprio. Neutralize a negatividade através de pensamentos bons. Pergunte-se: O que devo fazer para resolver essa situação? Como eu posso mudar as coisas pra melhor?
Não fuja dos seus desafios. Eles são seus. e somente você tem a solução para eles.


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

7 erros que você não devia cometer


 

Vivemos na chuva para nos molhar. Se não fosse assim que graça teria viver, não é mesmo?

Eu, por exemplo esta semana, tive mil coisas pra fazer, sonhos que estavam na gaveta ha um tempão e que decidir colocar a lei da ação  pra funcionar e de repente, tudo foi acontecendo, ao mesmo tempo agora, e está tudo bem.

Por isso dei uma sumidinha, mas estou novamente aqui. E se você ler esse post a té o final, vai ter um convite bem legal pra vc edta noite.

Então vamos lá.

Vivemos e sempre queremos o melhor para nós. Mas e a consciência disso? está presente?   ou simplesmente vivemos a vida, pensando que tudo é obra do destino?
Pois saiba você que podemos sem nenhum trabalho identificar onde a nossa vida não esta indo pra frente. Eu também pensava que ter consciência disso era impossível.  Ha alguns meses atras eu sequer imaginava que atrairia tanta coisa boa para a  minha vida.
E como? com consciência das coisas que  devo melhorar.

Descrevo  a seguir, os 7 erros que você não deve cometer na sua vida, para  conseguir ir pra frente e sair dessa mesmice em que se encontra.

1-  Ficar arrumando culpados
Pare de ficar jogando a culpa de tudo que acontece na sua viada para os outros. O livre arbítrio é seu. Portanto, STOP MIMIMI. Quem traz coisa boa pra sua vida é você o mesmo acontecendo com as coisas ruins. É tudo você. ;

2-Viver no Deixa a vida me levar
Viver a vida por viver não vai te levar a lugar nenhum. Saia da alienação, da procrastinação e  viva a vida, como o presente que ela é;

3- Não ter metas
 Tenha metas. Se sintonize com a sua missão. Aliás, você sabe qual é a sua missão? se não sabe, trate de descobrir,  porque se você não sabe para onde vai, qualquer caminho se torna caminhada;

4- Se isolar do mundo
 Conecte-se. Esteja ligado nas coisas que realmente façam a diferença. Leia, escute videos, mantras, medite,  Veja meu Periscope, toda  quarta, as 18h 30, saia com os amigos, divirta-se!

5-  Se esquecer da  coletividade
 Contribuir para m mundo melhor é muito bom! engrandece a alma. a gente fica mais feliz, eu te garanto!  Faça uma atividade social, seja voluntário de algo útil  e de valor. Doe seu tempo para as pessoas e para construir um mundo melhor

6- Não viver a sua verdade
O caminho da verdade é logo ali. Viva este caminho. Seja você meso, seja autentico. Deixa de comparatite.  Isso não leva a nada.Você é único no mundo, e  é a sua verdade que  vai trazer os os tipos de  abundância para a sua vida;

7- Focar  nos seus erros
 Não foque nos seus erros. Foque no seu melhor. No que você tem de bom. Nas suas habilidades, nas suas competências, na sua criatividade, beleza, simpatia, no seu tudo de bom... Qual é o seu tudo de bom? faça uma listinha e depois se beije bastante....

Agora o convite: Hoje  a noite estarei no webinário do CIT Saúde Tema Depressão e Ansiedade se inscreva e participe  gratuitamente; http://bit.ly/1OvZRPU   Vejo você lá!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

oração do dia






Hoje de manhã acordei inspirada, e meu coração transbordando de uma infinita alegria me fez querer criar uma oração. e ela está aqui.


Eu saúdo as forças do bem e do amor. Saúdo a sabedoria do universo. Saúdo o Deus que vive em mim. Que o meu interior  possa, de alguma forma  encontrar as soluções para todos os obstáculos impostos pela minha  teimosia, pela  minha falta de auto confiança, pelo meu medo.
Que os sinais se mostrem claros para que  eu possa reconhecer;
Eu aceito. Entendo que vivo no presente. Entendo que preciso passar por isso neste momento da minha vida.
 Mas também sei, pela minha fé inabalável, que sei porque sei,  que coisas boas estão a caminho.
 Namastê.

 VIT: Hoje a noite, as 18h 30 ( Horário de Brasilia) estarei no Periscope no GAMDE- Grupo de Apoio a Depressão. O tema de discussão de hoje será: Conhecendo nossas verdades secretas.
 Vou falar um pouco sobre a sombra que habita em nós. Daquilo que rejeitamos mas que faz parte da nossa essência;

 Espero você la.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

GAMDE- Grupo de Apoio Mutuo a Depressão




Hoje é quarta feira, portanto é  dia de GAMDE  Grupo de Apoio Mutuo a Depressão no Periscope.
 O tema de hoje será: Como o auto conhecimento pode contribuir na cura da depressão.
Se vc tiver celular  IOS  ou Android, o Periscope é um aplicativo para quem tem conta no Tweeter. Vá lá conhecer e aproveite  convide alguém que você sabe que precisa ouvir sobre esse assunto. Periscope, 18h e 30. @fafireisreis.
<3 p="">

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Diario da Fafi: estabelecendo prioridades

Diario da Fafi: estabelecendo prioridades: Vivemos dizendo que não temos tempo para nada. Que o dia precisaria de  mais horas para completarmos o que precisamos fazer. Trabalham...

estabelecendo prioridades


Vivemos dizendo que não temos tempo para nada.
Que o dia precisaria de  mais horas para completarmos o que precisamos fazer.
Trabalhamos muito, comemos rápido, perdemos horas nas mídias sociais, exigimos muito de tudo, de todos, de nós mesmos.
Mas o grande segredo é aproveitar ao máximo o tempo que temos, e não encontrar mais tempo.
Precisamos estabelecer prioridades, classificar as nossas tarefas, resolver o que é urgente e importante. Se não for prioridade não faça, vá para praia, vá correr, vai ver televisão com  os filhos, tomar um sundae, ver o por do sol,  vá curtir com seu amor.
Temos que aprender a fazer escolhas e estabelecer prioridades é fundamental para vivermos bem, para gerarmos clareza para realizar os nossos objetivos e desejos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

questão de equilibrio



Tudo é questão de equílibrio.
Mas  a medida  do seu equilíbrio, não é igual ao meu.
O nosso campo energético é diferente.
Nossos pensamentos são diferentes.
Nossas escolhas, valores, prioridades também.
Tudo é questão de equílibrio.
Interno. 
Consciente.
Aprovado pelo nosso coração e espírito.
e pela nossa alma, que torce para nos ver felizes.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

sobre criar hábitos



O nosso cérebro gosta de conforto. ele prefere sempre as coisas conhecidas, a lidar com emoções novas.
O nosso cérebro prefere as  velhas conexões, antigas  sinapses,  porque é mais fácil e cômodo lidar com  velhas coisas conhecidas, onde o esforço de aprendizado seja mínimo.
Mas quando queremos mudar a nossa vida temos que modelar a nossa rotina de maneira diferente e criar hábitos é uma maneira  saudável e lúcida de fazê-lo.

Existem estudos que comprovam que se você criar hábitos, rotinas, o seu cérebro, ele entende que precisa mudar. Os maus hábitos são difficiles de largar por  apego e comodismo, e os bons hábitos difíceis de adquirir.

É preciso ter persistência  para introduzir hábitos novos, mas te digo uma coisa: Valerá a pena!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

periscope @fafireisreis



Vou estar hoje 14/09, no Periscope ás 15h 30 ao vivo, falando sobre o tema: Lições que podemos aprender com a Águia.  #Desenvolvimentopessoal # autoconhecimento.






 Te espero lá!

auto valorização é fundamental


Muitas pessoas ficam ansiosas, estressadas, buscando valorização e auto reconhecimento, buscando nos outros a aceitação de si mesmo. quando deveríamos buscar a aceitação  em nós mesmos para termos uma vida melhor.
Vou compartilhar  uma coisa que aprendi; É uma coisa tão simples, que você não vão acreditar: siga a sua vida, faça o melhor que puder em tudo  que estiver envolvido, use a ética, mesmo que esse seja um tema  esquecido pelos outros. viva a sua vida e faça o melhor.
Sinta-se bem na sua pele.

É importante ser reconhecido pelo nosso trabalho, pelas nossas atitudes, pelo nosso esforço? sim!!!!

Mas o reconhecimento dos outros é apenas um elemento na nossa vida. As pessoas estão adoecendo esperando o reconhecimento dos outros, e  se esquecendo do seu próprio valor. Como se o nosso valor só tivesse peso de realidade, se as pessoas  o reconhecessem.
Quem busca a muito a aceitação dos outros, busca  na verdade, a aceitação de si mesmo.
Reparem que as pessoas que não se importam com o reconhecimento dos outros,vivem sem grilos, vivem desencanados, porque a opinião dos outros, não importa para elas. Apenas o que são é o que importa.

Se  nós não reconhecermos  o nosso próprio valor quem vai reconhecer? pense com carinho nisso e não traga para a sua vida o adoecimento, a frustração e a depressão.

Você cria a sua realidade, então crie uma realidade saudável e amorosa para si mesmo e para os outros ao seu redor. Beijo e vamos iniciar essa semana com muito amor e paz nos nossos corações.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

aceitar a depressão



Em 2007 iniciei  um processo de depressão profunda, por conta de assédio moral no ambiente de trabalho.
Eu sempre fui uma mulher de muitas  habilidades e custei muito a aceitar os meus talentos e possibilidades.
Custei  a aceitar que eu era  uma mulher realizadora.
Problemas de infância. Problemas na infância.
Mas eu fui superando tudo com fé em Deus e fé no que eu acreditava.

Quando coloquei meus talentos á vista, muitas pessoas ficaram espantadas, com medo, com inveja ou sei lá mais o que se passa na cabeça daquelas pessoas. O fato é que as energias negativas que me rodeavam, os maus tratos psicológicos, acabaram  causando um sofrimento mental enorme. Me colocando num estado mental de total inadequação e quando vi estava no submundo de mim mesma.
Foram 3 longos anos.

No ano final, estive com a síndrome do pânico que é uma das piores coisas que podem acontecer a um ser humano.
Ano passado, notei  alguns sinais de  alguns fatos recorrentes.
Em dezembro no metrô  de Paris, quando olhei a multidão descendo as escadas, iniciou uma taquicardia e minha mão suava horrores. Levantei a  cabela pra pegar um ar, fechei os olhos e fui. Eu pensei: venci!

Mas  no final da noite, não fui passar o ano novo na Torre Eiffel, fato imperdoável para muitas pessoas. Jantamos, tomamos um champagne e os primeiros minutos de 2015 me pegaram nos braços de Morfeu.
Esse ano, em meados de junho, comecei a chorar no banheiro desesperadamente. me olhei no espelho e me perguntei: porque raios você está chorando mulher?
Eu não tive resposta pra mim mesma.

Por conta da febre tropical que peguei na Amazônia, se destacou  em mim, um estado depressivo. Oito anos depois,  cá estou eu com depressão novamente.
Hoje resolvi escrever porque as coisas começaram a  fazer sentido para mim.
Na primeira vez que tive depressão, eu recorri a rezas, orações, Padre Marcelo era meu redentor, não tenho vergonha de dizer isso. Tinha medo da terapia, do terapeuta, do meu passado, das minhas entranhas. O anti depressivo foi o que me deu qualidade de vida necessária para continuar.
Aprendi muito pouco ou quase nada. Só aprendi que nunca mais queria estar novamente neste lugar.

Dessa vez, por conta do auto conhecimento de mim mesma, das minhas orações, meditações,  por ter aprendido a me amar em primeiro lugar,  por me ouvir, por buscar sentido nas coisas  que faço e principalmente do  que penso, estou bem.
 Tenho todos os sintomas, e não é fácil, não é fácil mesmo.
 Mas aí eu penso:porque estou neste estado? qual é o propósito? O que o emu espirito quer me mostrar com isso? onde preciso mudar? como posso crescer com isso e  a partir disso? porque esta doença é recorrente em mim? o que preciso fazer? o que preciso compartilhar?
Estou buscando sentido para mim. E tudo tem me feito muito bem.
 Compartilhar isto é um passo.
A pagina Diário de Bordo para Professores Estressados é outro.
 O e- book   Diário de Bordo para Professores estressados que estou escrevendo, é outro passo também.
Menos algumas opiniões que eu não engulo. Principalmente de pessoas que nunca tiveram a doença e ficam dando opiniões  equivocados.
 Mas isto  é papo para um outro post.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

deixe o passado de lado


Costumo dizer que nossa mente tem dois poderes:O do bem e o do mal.
O do bem é quando, conseguimos redirecionar os nossos pensamentos e emoções a  nosso favor que acabam gerando vibrações positivas  que geram atitudes positivas que desencadeiam em resultados positivos.
 E o poder do mal. Quando através dos nossos  pensamento e emoções não conseguimos nos acalmar e deixamos a angustia tomar conta de todas as partes do nosso ser, gerando com isso, uma instabilidade emocional, que nos levam às burradas que fazemos na nossa vida.
Ou seja, pensamos  negativo e geramos  em nós e no nosso entorno uma energia de estagnação, de perda, de rancor, de doença, ou seja lá do que estivermos pensando.
O passado tem uma carga muito pesada na nossa vida. São como downloads que uma vez baixados ficam ali na nossa máquina, só consumindo espaço.
Passado geralmente gera angustia. Do que deveria ter sido dito, ter sido feito, ter sido reparado, ter sido perdoado e não foi.
E ai vamos nos consumindo em pensamentos que geram uma energia vibracional pesada. parece que estamos sempre vivendo no limbo. E como não temos consciência do que nos passa por dentro, culpamos o outro.
Mas nunca  é o outro.
 É sempre nós. Eu. Você.
 Nós criamos a nossa realidade.
 Aprenda a manter-se calma. Aprenda a pensar antes de agir. Aprenda  se ouvir. Sua intuição, seu coração.
Pare tudo. pense no seu pensamento agora.
Quantas  vezes hoje você pensou em coisas que aconteceram no seu passado? Quantas horas você perdeu hoje pensando em coisas que nunca mais voltarão a acontecer?  E quantas horas hoje você se dedicou ao seu agora, ao pensamentos do seu presente?  do seu propósito atual? da sua missão para o seu  hoje?
O agora é a hora. O agora é a vida pra viver.
Que tipo de sentimentos  esses pensamentos  geraram? positivos ou  negativos? Seus pensamentos jogam contra  ou a  favor de você?
Pense. sinta. Mude a chave. Só você pode mudar a chave da sua vida.
Eu recomendo que  vocês possam ler este livro " O Poder do Agora" do Eckhart Tolle, e se sintonizem com o presente. Aqui

 

terça-feira, 8 de setembro de 2015

deixar ir

Deixa ir.
Leva  a mala até a porta, dê um abraço apertado.
Eu sei.
É difícil terminar uma relação. É difícil abrir a porta e deixar o amor da sua vida ir embora.
Mas eu venho aprendendo  um segredo: o amor da nossa vida é a gente mesmo.
A pessoa que estava contigo era  apenas um companheiro de caminho.
E as vezes, os caminhos cedem aos atalhos.
E por mais que estejamos com uma pessoa, 2, 5, 10, 20 anos, a gente nunca as conhece de verdade.
Pensa em você. O quanto você muda anualmente, mensalmente, diariamente;... pois é, o mesmo acontece com o outro.
As pessoas mudam.
A realidade muda.
Os sonhos mudam
E as pessoas vão embora também.
Fomos acostumados ao felizes para sempre. Mas é preciso entender que não é este o final perfeito.
A perfeição talvez seja  ser feliz até onde for possível.
E as vezes. simplesmente não  dá mais, e é preciso deixar ir
É preciso  abrir a porta e deixar a pessoa que você ama ir embora. Você  vai ficar chorando, sua alma vai  penar, mas seu coração sabe, que está encerrada as possibilidades.
A gente não vive somente de amor por uma outra pessoa. Isto é apenas uma parte da nossa vida.O amor, na verdade,  está em nós, nós somos parte do amor. E é  tão bom pensar assim.
Que nós somos parte do amor.
A pessoa vai. A memoria fica. A amizade, um dia se tudo der certo, vem.
Se vai acontecer de novo?
Eu não sei. Ninguém sabe. Talvez...  um dia... quem sabe? Dizem que o tempo é o senhor dessas questões.
Enquanto isso, vai cuidando de você.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

comunicação certa


Como escritora não me é estranho observar pessoas e ficar com os ouvidos bem abertos em  histórias contadas, às vezes para mim, ás vezes ao meu lado, no ônibus, em salas de espera, supermercados, etc.
Hoje pela manhã, por exemplo estava esperando a condução, quando uma mulher me perguntou se  o ônibus tal parava naquele ponto.
Eu disse - Não.  O ponto  desse ônibus é do outro lado da rua.
Ela saiu murmurando, que uma pessoa havia lhe ensinado  o lugar errado.
Eu fiquei pensando:
 Mas será que ela perguntou certo?
O lugar para onde ela queria ir, tinha várias linhas de ônibus, vários acessos, várias possibilidades.
Será que ela perguntou certo? porque se a gente não pergunta certo, a gente recebe a reposta errada.
 É assim com a vida, com o Universo, com Deus,
Se fazemos a indagação errada, a pergunta errada, não receberemos a resposta certa.
Se não sabemos nos colocar diante do Universo, de Deus e da  Vida, se não sabemos o que queremos de verdade , muitos são os caminhos, muitas  são as possibilidades.
Temos que aprender a nos comunicar corretamente. Primeiramente conosco mesmo. Aprender a nos ouvir. aprender a ouvir a voz do nosso coração e da nossa alma.
E depois aprender a pedir, a perguntar o que queremos saber.
O Universo sempre nos envia sinal.
Deus sempre responde as nossas indagações.
Basta estarmos atentos para nossa perguntas e  manter  o coração aberto para receber as respostas, Sejam elas quais  forem.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

o simples

Continuo achando que as coisas da vida são muito simples e nós complicamos tudo porque temos a necessidade de achar as coisas complexas.
O simples, parece que nunca faz sentido. O simples  nunca é levado a sério. É desacreditado.
Gostamos do complexo, do difícil, do impossível, porque temos síndrome de super heróis.
Queremos ser bem vistos, adorados por resolvermos coisas praticamente inresolviveis.
Gostamos de ser  "os" descomplicadores.
Enquanto as coisas simples estão ali, bem diante dos nossos olhos. Fáceis soluções. E nós olhando para outra direção, Porque não prestamos atenção.
Apostamos na complexidade, porque o simples é comum demais, e estamos ocupados em sermos super humanos, ao invés de simplesmente humanos.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

experiencia de potência




Viver é uma experiencia de potência.
Em todos os sentidos.
De encontros e desencontros
De chegadas e de partidas
de morte e esperança
De coisas que ganhamos e perdemos
que amores que vem e que vão
 da experiência de ter filhos ou de não te-los
de errar, acertar, se perder e se achar
Viver é   experiencia de potência de se reinventar, de sair da zona de conforto e poder partilhar de outras experiências que nos causam medo e insegurança.
Viver é perigoso.
Todos os dias ao acordar, estamos rodeados de mistérios, de coisas que não sabemos que fim vão dar.
Viver é amoroso.
Todos os dias ao acordar estamos rodeados de mistérios, de coisas que não sabemos que começo  vão ter.
Viver é uma experiência maravilhosa, criadora, criativa e  estar 100% na  nossa vida é um dom, um presente, um milagre!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Diario da Fafi: a paz de você

Diario da Fafi: a paz de você: Muitas coisas acontecem quando estamos no processo de auto conhecimento. Todos os dias descubro uma fragilidade que nunca havia pensado, ...

a paz de você

Muitas coisas acontecem quando estamos no processo de auto conhecimento.
Todos os dias descubro uma fragilidade que nunca havia pensado, ou ganho uma potencialidade que nunca havia esperado.
E isso tudo porque?
Porque estou prestando atenção em mim mesma.
Porque me ouço, me entendo, estou do meu lado.
Tem dias que simplesmente pego minha mão e me sinto presente. E isso é uma ação tão boa, que no mesmo instante fico feliz.
E tem dias que não é fácil. Tem dias que é preciso neutralizar a negatividade, os maus pensamentos com muito empenho. Mas descobri  que uma coisa fácil e simples é ouvir um mantra. Nas horas de dificuldade mental ou espiritual,  escuto Carry Me da Snatam Kaur e tudo se transmuta em paz e amor.
Todos os dias é um: _ Eis-aqui. para aprender, crescer, entender, e transformar.
Não é fácil.
Mas é bom demais  sentir a paz que emana de nós mesmos.
Observe. Experimente estar com você.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

...


 

As coisas existem, porque existem. É assim que é.
Por exemplo, se não existisse desafios, você e eu jamais teríamos a consciência da força que reside em nós.
Da nossa  enorme  capacidade  de fazer coisas extraordinárias no mundo.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

desafio do dia



Esses dias tenho vivido dias delicados de saúde.
Fiz uma viagem à Amazônia e voltei com sintomas desconhecidos, que me fizeram retornar a um quadro depressivo, há muito tempo esquecido por mim.
Não tem sido fácil, mas o auto conhecimento tem sido fundamental na superação das minhas dores internas.
Eu estou participando do desafio 300 dias de gratidão da Flavia Melissa e tem sido dias muitos felizes de agradecimento, que me trazem paz e humildade.
Mas também, tenho uma rotina que é  me desafiar  todos dias a uma postura diferente e positiva, e decidi isso com os meus leitores.
 O desafio de hoje é ser gentil comigo mesmo. Fazer coisas que alegrem meu coração e minha alma. É não permitir que nada de mal me aconteça, me proteger de pensamentos ruins, estar 100% presente comigo. Este é o meu desafio . Ser gentil comigo.
 Você quer participar? seja gentil com você hoje!
Depois me conte como foi.    

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

eu sou a solução do meu problema


Se temos um problema, acredite, fomos nós mesmos que os trouxemos para nossa vida.
Nada mais justo, que já que arrumamos encrenca para nós mesmos, que a gente solucione o que fizemos, certo?
E a solução não está em nenhum outro lugar além de nós mesmos.
Eu sou a solução do meu problema.
Você é a solução do seu problema.
Não  devemos esperar que os outros resolvam os  nossos problemas, porque eles não vão fazê-lo.
E se o problema estiver completamente fora da nossa área de controle? entrega e confia.
É assim que eu faço: entrego, confio e esqueço.
Eu faço a minha parte e deixo o universo fazer  a dele.
As coisas acontecem.
Observe.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

perseverar é nao desistir

 
Perseverar é um verbo transitivo indireto e intransitivo, que quer dizer persistir, permanecer, ser constante.
Também  pode ser predicativo no sentido de continuar, permanecer.

Então  vamos aos meus resignificados.

Perseverar  como predicativo indica continuar numa situação, permanecer num jogo, num relacionamento, num projeto, numa ideia. Até quando?
Se seu coração lhe diz sim, se a situação não te oprime e você se sente leve, até a  coisa acontecer, até acontecer o milagre.

Porque a gente não persevera do nada, do vazio, da mesma maneira que não perseveramos quando não sentimos  que a verdade existe onde  queremos permanecer.

 As vezes persistir é persistir no erro. e isto não é perseverança.

Perseverança é cheia de boas  intenções,  de bons fluidos e pensamentos, de verdades legitimas.
A gente  não persevera no acaso.
A gente não persevera na pirraça.
Na vontade egóica.
Perseverar é uma virtude, um valor distinto de todos os outros. Porque os valores, como as pessoas, as coisas, as plantas,  os bichos e as estrelas no céu, são diferentes. E está tudo bem.

Perseverar é um verbo transitivo  indireto  não possui sentido completo, portanto  precisam de complementação, precisa de uma preposição, de um objeto indireto para ganhar significado. Mas é também um verbo intransitivo, ou seja não precisa de complemento. Você pode apenas e simplesmente  perseverar.
Esqueça as preposições, esqueça os objetos indiretos.

Perseverar como verbo quer dizer ser constante,  é estar consigo, estar em si,  e assim, querer  o  melhor pra si.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

consciência do medo


Ter consciência dos nossos medos é tao importante quanto  ter consciência  dos nossos desejos. Os medos sabotam nossos desejos, nossos projetos, nossa empolgação mais legítima.Nosso medo tem medo do novo, tem medo de se arriscar, e  assim vai, forjando resistências, a uma mudança desejada, a um novo projeto, a tudo que é diferente....
Tomar consciência  dos nossos medos é  aprender a  nos perguntar: Porque estou com medo disso? qual é a causa desse medo? o que vai acontecer se eu fizer ou não fizer isso?
É necessário  aprender a ouvir a nossa resposta,o que nosso interior tem a nos revelar e  usar o senso critico se queremos  que o medo não sabote a nossa vida e nem nossas escolhas.
Vamos aprender a nos ouvir, nos entender. nos respeitar, a  nos aceitar?

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ubuntu, proverbios de sabedoria africana

Eu sou escritora.
E é uma delicia poder contar, recontar através de palavras sobre os sentimentos, emoções e saberes. Quem não é um autor famoso, que vende milhões  de dólares em best sellers,  tem que criar sua própria realidade para  que as pessoas possam ler o que escrevemos.
Muito antigamente, os autores que tinham  suas obras rejeitadas pelas editoras ficavam  dentro de pastas, dentro das gavetas das suas cômodas ou escrivaninhas. Hoje,os originais  viraram arquivos, que ´por sua vez, ficam em pastas dentro do PC.
Mas o uni entende de democracia e criou para os nossos excluídos uma realidade maravilhosa: o Amazon
Ou seja, aquele "arquivo" ou obra, ou original que não  foi aceito, sabe-se lá porque na editora, vira a sua obra na estante digital da livraria.
 Foi isso que aconteceu como meu Ubuntu, Provérbios de Sabedoria Africana.

Esse livro  eu escrevi como uma homenagem aos meus 10 anos de envolvimento com Educação Étnica, onde pude conhecer saberes milenares dos países africanos, conhecer a  história brasileira a partir de um novo olhar nunca  mostrado nos livros da escola,  organizar discussões  e  palestras com os maiores nomes da afrodescendencia do  Rio de Janeiro e do Brasil.
Não teve como  estar 10 anos envolvida com Africa e não reconhecer seus valores fundamentas na nossa vida, na nossa identidade, na nossa  mistica e na nossa cultura.
Os provérbios para os africanos é um modo de ensinamento, baseado na oralidade, e eu penso que isso é a força  deste povo maravilhoso. 
 Deixo aqui um pequeno  trecho da Introdução
"As histórias africanas são conhecidas como as mais belas e sábias de todo o planeta e trazem até nós, de maneira quase poética, ensinamentos ancestrais que nos servem até os dias atuais.
A África é o continente-mãe no que diz respeito às tradições, ao espírito comunitário e aos valores humanos agregadores como solidariedade, altruísmo e liberdade.
Ubuntu é uma palavra africana, e não existe uma tradução exata para seu significado em nenhuma língua do mundo." 

 Se vc quiser  conhecer a obra completa, é aqui,  

terça-feira, 11 de agosto de 2015

produtividade

 multitarefa-produtividade.jpg

Nossa vida é intensa e por vezes, não damos conta de fazer todas as atividades que nos propomos.

E cobramos a nossa própria produtividade.


Porém, produtividade para mim, tem a ver com auro conhecimento.


Quer saber como? 
Eu criei um manual exclusivo em PDF sobre como gerar produtividade em nossas atividades e projetos. Não é receita de bolo gente! Mas são reflexões de como mudando nossas atitudes, geramos melhores resultados em nossos projetos.
Tudo o que escrevo vem de minhas leituras de livros, leitura de mundo, observações, e principalmente, minhas vivências.
Compartilho com vocês, o manual aqui.Podem baixar, é totalmente FREE, e se quiserem usar o material, podem usar, sem problemas, desde que sejam respeitados meus direitos autorais, ok?
Espero que façam uma excelente leitura e que o material seja útil para vocês.
Gostaria muito de receber o feedback de vocês, a respeito do material, ok?

Beijos. Emoticon heart

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

metade da laranja


 
Hoje estou meio romântica e decidi escrever sobre  algo que eu sempre busquei na minha vida: a outra metade da minha laranja.
Acredito que não somente eu, mas milhares de pessoas no mundo vivem este mesmo desejo. Termos ao  nosso lado, uma pessoa  que complete a  abundância  universal de nossa vida,

Em tempos de relações tão escassas, em que o cinismo, as mentiras  e a hipocrisia imperam, como saber que aquela conexão que você sente num nível mais profundo com uma pessoa  é realmente a possibilidade de um encontro especial nessa vida?
Estamos tão duros conosco mesmo e com os outros.
Estamos tão exigentes com todos e com  todas as coisas.
Estamos exigindo a perfeição: de corpos, mentes, atitudes padrões.
Estamos pouco abertos para conhecer pessoas que fujam dos padrões impostos pela mídia, ou pela sociedade.

Mas como sabemos que encontramos aquela pessoa especial, que toca a nossa alma de uma maneira que nenhuma  outra fez?

Eu, pessoalmente, não acredito que um  relacionamento ideal seja aquele em que não tenha brigas, ou desentendimentos. As pessoas são diferentes.
A perfeição é inexistente.
Mas tenho certeza que o relacionamento ideal tem conexão, empatia. química sexual, intimidade, desejo de futuro e todos os tipos de comunicação verbal e não verbal possíveis.

 Portanto, não  vamos fazer dessa busca, uma  luta com um bicho de 7 cabeças.
A primeira coisa a fazer,  é relaxar. O universo entende que quando estamos relaxados com relação a qualquer assunto é porque temos plena confiança nos resultados positivos.
A segunda coisa é acreditar.
Nos dias atuais, as crenças limitantes dizem que é impossível, numa análise bem superficial, encontrar uma pessoa bacana para namorar e casar, ou simplesmente viver o fluxo da vida.

Se colocarmos a nossa mente no seu lugar que é cuidar dos aspectos  lógicos e práticos da nossa vida e deixarmos para a nossa alma observar, comandar o nosso emocional, e se entregar  ao fluxo da vida, aposto que tudo  de bom acontecerá.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

07 dicas para viver infeliz



Sim, é isso mesmo que você leu: darei 07 dicas para você  viver uma vida de infelicidade. amos a elas;

1- Viver a  sua vida buscando culpados
Você busca culpados para tudo o que te acontece de ruim, como se você não tivesse gerência sobre seus atos;
2- Viver por viver
Você vive porque acorda respirando, mas não está 100% presente em sua vida.Se acontecer uma tragédia, tudo bem, se acontecer um milagre, também;

3- Não estabelecer metas
Você  não tem metas, nem sonhos , nem propósito, nem missão. Complemento do item 02;

4-  Viver no isolamento
Você  vive isolado de todo mundo,  mas isso não quer dizer que cuida de si. Vá ver o mundo,  interaja, escuta um musica, leia um livro, vá dançar, participe de uma palestra, faça uma caminhada ao sol,  esteja perto de quem te inspire;

5- Se focar nos próprios erros
 Você   não consegue se perceber enquanto um ser capaz de coisas extraordinárias, mas apenas como um ser que só faz burrada na vida;

6- Não ter contribuição social
Faça algo pelo outro,  se não pode doar seu tempo, doe o que esta te sobrando, ou simplesmente   um ou mesmo uma oração;

7- Não viver  a sua verdade
 Esquecer que a sua verdade é que te sustenta, te ensina e te estimula  a  estar consciente de  si  mesmo,  e 100% presente no mundo.


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

pensar como criança

O que você  queria  ser quando  era criança?
Pergunto o  que  você queria ser  criança e não quando se tornasse adulto
O que  você  pensava quando acordava de manhã?
Qual era o seu planejamento? suas atribuições?
Qual era  a sua expectativa para aquele dia?
Quando eu me lembro dos meus dias de infância, a sensação que mais me vem à  cabeça e no coração, é  o sentimento  de ação.
Ainda não era o sentimento de  liberdade como ele é posto hoje em dia. Mas era um sentimento de ação livre.
 Eu vivia aquele dia em toda a sua intensidade.
Sem me preocupar com o passado.
Sem me preocupar com o amanha.
Apenas o hoje.
Se por acaso, no meio do caminho houvesse uma pedra e isso ocasionasse uma queda ou um arranhão, ou chorava até passar a dor, ou nem ligava e continuava fazendo o que estava fazendo com minha total atenção.
Quando penso na minha infância penso  foco no agora , empenho, presteza para agir, gentiliza, compartilhamento, esquecimento de coisas sem importância...
Acredito que com você  aconteceu a mesma  coisa.
De modo que minha pergunta é: em qual momento  deixamos de  dar importância  ao que sentimos, ao que realmente é importante para nós? para prestar atenção ao que os outros sentem, pensam e falam a  nosso respeito.

Gosto de pensar que podemos voltar a ser crianças no nosso emocional  e que podemos voltar a nos importar conosco mesmo nas mesmas proporções.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

autoconhecimento


Quando comecei minha jornada no auto conhecimento, o processo maiêutico, foi e ainda é a forma como faço para me conhecer. Perguntas  ajudam -nos a pensar sobre nós mesmos.
Se quiser use estas perguntas  para fazer para você mesmo. Procure ser sincero. É só você  com você mesmo,  e preste bastante atenção ás suas respostas.

Eu  estou vivendo a minha  verdade?
Quais são as palavras que eu mais falo para outras pessoas?
Eu ajo conforme eu falo?Eu vivo o que falo? o que penso?
Eu estou hidratado? meu corpo está descansado?
Estou dormindo bem? comendo  saudavelmente?
O que eu preciso fazer hoje para progredir na minha vida?
Eu domino as minhas habilidades?
E sei quais são meus dons?
Estou tendo empatia?
Faço  as coisas para me agradar, ou para agradar ao outros?
Estou buscando o que realmente eu quero?
Estou 100% no presente?





segunda-feira, 27 de julho de 2015

primeiro video

Estou na fase das descobertas.
Tudo é tão dinâmico na vida  que não  me contento em ser apena uma  mera expectadora.
 Eu preciso viver todos os momentos neste planeta.
 E ontem o universo me deu um presente que eu já estava querendo  há algum tempo.
 Eu estava realmente  querendo fazer uns videos legais com as coisa que escrevo, mas estou meio sem grana, pra realizar projetos mais elaborados.
Aprendi a pesquisar com calma no Google e achei o  Wevideo, um editor de videos feito na minha  medida.
O universo sabe de tudo  pra gente!!  Fiz a minha primeira versão.  Carece de muitas coisas,  mas é  o início... e eu realmente não posso negar  que amei!!!!!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

tem dias que não dá


 
Tem dias que não dá.
Tem dias que depois da meditação, dá vontade de chorar.
Todos os dias eu sempre me vejo envolvida  em  coisas que  faço na busca de retroalimentar as minhas vivências e a minha jornada no auto conhecimento.
Desde o inicio, quis que aqui  no blog fosse o lugar onde eu pudesse expressar meus aprendizados e contar as minhas experiências.
 E  hoje o que eu tenho pra dizer é: Tem dias que  não dá gente.
Tem dias que parecer que não dá pra continuar aprendendo.
Hoje eu me perguntei: será que quero saber tanto de mim assim?
Porque quero saber tanto de mim assim?
Você para pra pensar em tudo o que faz  pra se aprimorar.
Você mudou, seu mundo interior mudou, mas as coisas ao redor, não mudaram.

Você  queima os  seus navios, deixa uma vida pra trás, deixa as coisas que não te fazem bem, deixa de  estar com pessoas que nada te acrescentam, mas  parece que o universo saiu pra passear e  te deixou esperando do lado de fora da casa.
Me pergunto todos os dias as minha missão.
Todos os dias faço  testes intermináveis com a minha paciência, com minha resiliência, com minha diligência....
Agora mesmo, que estou aqui. Daqui  ha pouco não estarei mais. Vou lá no ytube  procurar a minha turma e ver um vídeo do Tony Robbins. Tenho  certeza que ele dará uma sacudida na minha vida, porque hoje estou insegura e solitária,
Eu aceito, Eu entrego. Eu transmuto.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

lidar com crises


 
Toda crise possui   três elementos.
O primeiro deles é que uma crise, ela é uma experiencia na sua vida. As vezes, você pode classificar como uma experiencia negativa, mas mais la na frente você vai perceber que estava enganado. A vida sempre quer o melhor para nós.
Outro elemento é que a crise tem prazo de validade. Ou seja, nenhuma crise dura para sempre. Respire fundo e foque nisso.  Ajuda a passar  mais  rápido.
O terceiro elemento  é que toda crise  é uma solução.
Ou vai ou racha!!

      

segunda-feira, 20 de julho de 2015

mensagem da água



O cientista  Masaru Emoto demonstrou como o efeito de determinadas palavras, sons e emoções modificavam  a estrutura molecular da água.

A técnica é simples: primeiro, expõem-se a água  a estas  forças, congela-a  e depois  fotografa os cristais que são formados.

O estudo é muio interessante até para pararmos e pensarmos: se nosso corpo é 70%  de água. O que estamos vibrando? como estamos moldando  as nossas moléculas?

 Assista esse vídeo, e veja que coisas  impressionantes podemos fazer conosco mesmo!  

sexta-feira, 17 de julho de 2015

manter o foco

 
Como  a gente mantém o foco nas coisas que são realmente importantes tendo mil e uma distrações para todos os lados?
A todo momento chega uma mensgem: facebook, tweeter, instagram, snapchat, skype...
E se você deixar a vida te levar, simplesmente você não faz nada o dia inteiro, respondendo a pessoas que aparentemente não fazem nada o dia inteiro também.

São os desfocados virtuais.

Se você não encontrar a suas prioridades, irá se perder

Para manter o foco? Queira muito, e comece o dia expressando esse querer. Primeiro para você mesmo. Se  tentar, mas a mante continuar desfocada, relaxe e entregue. Como? estabeleça horas para trabalhar e horas para poder se dedicar a uma pequena "pausa". Então trabalhe  40 minutos e se de uma pausa de cinco.
As outras dicas são:
  1. Defina qual é a sua missão. tenha o que deseja claramente definido na sua mente. Como dizia o gato da Alice, se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
  2. Não foque em muitas coisas ao mesmo tempo. O ideal é que tenha de 2 a 3 missões importantes para um único dia;
  3. Não tome um monte de decisões ao mesmo tempo, isso é loucura, e só ira te trazer insatisfação. decida as situações com calma;
Procure sempre resultados das suas ações. Isso é bom para o emocional.   Ver que somos capazes de realizar coisas é uma das maiores alegrias para uma pessoa.

Se você não encontrar a suas prioridades e manter o foco  irá se perder, mas tenho uma boa noticia:conforme você vai estabelecendo pequenas rotinas, mudando seus hábitos, aperfeiçoando suas tentativas, a tendência é  ir progredindo  cada vez mais.
Adquirir  mais foco com mais compromisso e realizações só depende de uma pessoa: você!

 Que tal tentar?  


 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

acredite em você



 Resultado de imagem para motivação pessoal e reflexão

Já experimentou acreditar em você?
Acreditar de verdade, em tudo do que você é capaz?
Eu faço isso todos os dias.
Sofro de insegurança crônica. O autoconhecimento está jogando uma luz sobre as minhas fragilidades e incompetências.

Sobre aquilo que não se resolve tão facilmente. Sobre o que parece que nunca vai evoluir.

Todos os dias então, me olho no espelho e faço essas perguntas: já experimentou acreditar em você? Acreditar que você é capaz de coisas extraordinárias?

E assim vivo cada dia de uma vez. 
Subvertendo as ordens da minha mente.
Subvertendo a própria mente, que sempre prefere acreditar naquilo que já é conhecido. A mente da gente nunca quer sair da  sua zona de conforto, prefere não se arriscar. 

Minha mente fica possessa comigo, quando insisto em estar presente, quando me sinto segura e cago e ando para suas advertências crônicas.

Ela  não entende minha rebeldia:  Eu não preciso pensar dentro da caixa! Eu quero voar! ser eu mesma vale a pena! minhas ideias são ótimas! eu tenho valor! eu tenho amor! eu tenho o meu amor!

Minha  mente fica louca. Mas pela minha insistência, um dia, ela  vai entender